.

.

sábado, 25 de agosto de 2012

MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A BIENAL


                                                                O BLOG DA EDITORA



                                    NOTICIAS,NOVIDADES,INFORMAÇÃO


“TODO LIBRO ES ESOTÉRICO, Y TIENE DEL MISTERIO SAGRADO; TODOS, AUN AQUELLOS QUE OBLIGAN A REÍR, PORQUE LA RISA  ES TAMBIÉN MISTERIOSA, ES UN ESFUERZO DOLOROSO DEL ESPIRÍTU HACIA EL OLVIDO DEL DOLOR; ESFUERZO INÚTIL! NUNCA SE ESTA TAN TRISTE COMO DESPUÉS DE HABER REÍDO."
VAGAS VILLA




MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A BIENAL
Ufa,foi custoso,mas,enfim,encontrei um tempinho para comentar sobre a Bienal de S. Paulo/2012.
Não pude estar lá todos os dias;até pensei em comprar um stand,mas,não podia deixá-lo fechado e,só poderia estar lá no final de semana.


Assim,”hospedei-me” no stand da U.B.E,onde,no domingo das 18 ás 20 hs,pude exibir e divulgar os livros da nossa Editora.Agradeço ,publicamente,o apoio e o carinho com que fomos recebidos,e,recomendo aos escritores de todo Brasil,que façam esta filiação.A união faz a força e temos que nos fortalecer.


Apesar do tempo tão curto,ainda vendemos exemplares de todos os autores que levamos.O fato é que,desde que chegamos,eu e meu neto ,o diretor financeiro da Editora,passamos sempre por lá,onde os livros ficaram em exposição permanente.


Uma Bienal do porte desta é o espaço ideal para se fazer contatos,aprender com os maiores,falar com pessoas,visitar outras
editoras,gráficas,distribuidores,livreiros,entidades do livro como a CBL –onde,num dia comum,encontrar tanta gente junta?
Foi o que fiz e não me arrependi.
O movimento de pessoas,visitando e comprando,me surpreendeu.
Toda São Paulo parecia estar lá ,apesar da ausência de nomes consagrados ,mais conhecidos do público.


A Bienal deste ano,disse-me um livreiro amigo,estava menor,muitos expositores não vieram;notei,porém,a presença de muitos autores independentes que alugaram pequenos stands e venderam seus livros.


Na UBE,por exemplo,houve muitos lançamentos individuais,de autores filiados á entidade,que há 50 anos luta pelo povo do livro.


HOTEL HOLLIDAY INN,NOSSA CASA EM S. PAULO

Conversei com o simpático e atuante Antonio Luceni,diretor de integração nacional,que vive em Araçatuba, e discutimos como congregar melhor os nossos escritores,fazendo uma corrente pra frente,reunindo os escritores das várias regiões deste país,tão farto de talentos ,mas, tão dispersos...
Os números da Bienal  nos deixam embasbacados:estimadas 750.000 pessoas passaram por lá.Muitos livros foram vendidos,porém,a maioria de custo baixo( preço de capa até $10).Ouvi um comentário de um distribuidor ,dizendo que,para um livro ser bem vendido e melhor distribuído,o autor tinha que  imprimir de 1000 a 30000 exemplares;assim, o custo do livro pode cair até para 0.50,
  o que facilitaria muito as vendas e aumentaria o lucro do autor. Concordo. Mas, como o autor venderia tanto livro?Onde?Só se fosse para os programas do governo.
Como sou kamikase,vou experimentar fazer 2000 livros  meus  e ver como o mercado se comporta.Daí,conto pra vocês,ok?



COM A SIMPÁTICA SECRETÁRIA NILSI E COLEGAS DA UBE
Percebo,também,que com os dados que recebi da CBL –dados confiáveis – a autora que mais vendeu livros ,vendeu 500 exemplares.Muito poucos,a meu ver,dada a quantidade de visitantes – compradores.
Mas,no frigir dos ovos ,a Bienal de São Paulo é tudo de bom.Ano que vem,pretendemos estar lá com nosso stand ,durante toda a festa,oferecendo o que temos de melhor a esse público tão fiel e antenado.


Pois é;para coroar nossa estada,recebemos no hotel a visita do meu amado revisor Léo Gargi e sua esposa ,a bela Fátima.
Léo revisou o meu novo livro "Contos e Causos" que está quase nascendo,revisto e ampliado.

                         EU RECOMENDO


                      HOTEL

Para quem vai á Bienal é o mais adequado;fica,praticamente,dentro do Parque Anhembi.A gente,além da excelente estadia,ainda economiza nos táxis e está perto do Centro.





                                                                       RESTAURANTE

 Em Sampa,não deixo de ir ao Baby Beaf, Rubayat,principalmente na feijoada do sábado.É de se comer,rezando.Preferi o da Alameda Santos,por ser mais perto.






PASSEIO OBRIGATÓRIO


Museu da Língua Portuguesa,na Estação da Luz

Gente ,é demaaais...




Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesalocalizado na cidade de São PauloBrasil no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais(14,5 milhões de euros).
O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da populaçãobrasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.
Fonte:wikipédia



PASSEIO SOCRÁTICO

Centro de São Paulo:Rua Augusta,Av.São João,Pinacoteca,Teatro Municipal,Vale do Anhangabaú
|Aqui,estamos na "Casa das Rosas",maravilha de cenário.








Adilson,meu neto e companheiro de viagens.





Setembro em Brasília

O primeiro Seminário sobre O Imaginário Luso-Afro-Brasileiro" faz parte das Comemorações dos 50 Anos da Universidade de Brasília. Idealizado e realizado por uma equipe multidisciplinar e coordenado pela Profa. Dra. Chenia Rocha Figueiredo Avila, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), pretende que o público em geral reconheça a riqueza da tradição mítico-espiritual de Portugal e do Brasil. Essa tradição, dotada da práxis ecumênica do (Divino) Espírito Santo, é a via pela qual acreditamos ser possível impulsionar todas as gentes indistintamente a novos horizontes, bem como ressignificar a nossa História no porvir de um Mundo pleno de sentido fraternal, holístico e sustentável.
 
O Seminário sobre O Imaginário Luso-Afro-Brasileiro" conta com a presença de intelectuais, acadêmicos, poetas, artistas, jornalistas, políticos, articuladores culturais e diplomatas convidados a palestrar sobre determinado tema cujo eixo norteador sustenta-se sob as práxis do filósofo e pedagogo Agostinho da Silva e do diplomata e humanista José Aparecido de Oliveira.
 
Perspectiva-se enfatizar os ideais de Agostinho da Silva e José Aparecido de Oliveira, especialmente, no que tange à estruturação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. E, em torno das atividades políticas destas duas personalidades lusófonas, dialogar que é já a Hora de reinventar o tempo da bonança para que sejam garantidos às gentes dos povos de todos os quadrantes, diga-se translusófonos, os direitos humanos, a equidade e a compaixão solidária.
 
Assim sendo, este Seminário tem o compromisso de fazer valer o ideal de José Aparecido ? a concretização da Cultura de Paz universal ? equiequivalente à instauração da Idade do Espírito Santo ideado por Agostinho da Silva a partir do Brasil que, hoje, após uma revisão de suas estruturas democráticas e respeitabilidade mundial, irmana-se a Portugal e à África e aos povos que adotam a Língua Portuguesa como unidade de vida e de compromisso planetário.
 
O Seminário sobre O Imaginário Luso-Afro-Brasileiro" inicia-se na Biblioteca do Senado Federal com a apresentação do livro-arte História Viva, obra histórico-cultural sobre Conceição do Mato Dentro, terra-natal do ex-Embaixador José Aparecido de Oliveira. As atividades seguintes serão desenvolvidas no auditório da reitoria da Universidade de Brasília.

                                                                      ESTAREI LÁ
                             SOU MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DO MIL

ONDE: UNB,BRASÍLIA
QUANDO:DE 10 A 12 DE SETEMBRO
ENTRADA FRANCA
SE VOCÊ MORA EM BRASÍLIA,PRESTIGIE








Nenhum comentário: