.

.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CANTINHO DO AUTOR








TIRA – DÚVIDAS

Muitos autores e candidatos a escritor nos procuram pedindo orçamento para os livros que pretendem fazer.
Essa é a grande preocupação do escritor,pois,ele sabe ,como ninguém,como é alto o custo do livro ,no Brasil.
Muitos deixam o sonho morrer no nascedouro,pois o tamanho do orçamento apresentado é muito maior que o tamanho do bolso que  o apresenta.
Embora a minha experiência como escritora – e,agora,editora –me  prove que,quem quer publicar um livro,geralmente consegue,pois,sacrifica “quase” tudo pelo sonho e segue em frente.
Já outros,que só “fingem” que querem e ficam pedindo orçamentos a diversas editoras,querendo provar pra si mesmos que são ,sim, capazes e um dia,talvez, não nesta encarnação,publicarão o almejado livro.Esses vivem de sonhos e ficam enganando a si mesmos.Contentam-se com a Internet.
Aqui,na PIMED,evitamos passar orçamentos aleatórios,pois,livro não é mercadoria corriqueira como pão ou banana,cujas variações de preço dependem da ganância de cada vendedor.
Para passar um orçamento real ,precisamos saber o número de páginas do livro,o tipo de capa que o autor deseja,a quantidade de exemplares,se a revisão e diagramação já vêm prontas  e como deverá ser o miolo .
O custo gráfico,um dos maiores de uma edição,constitui quase 50% do preço da edição e sobe toda hora; a gráfica alega que o preço do papel sobe frequentemente,o que é verdade,por isso,temos que consultá-la  de imediato,assim que recebemos o pedido de orçamento.
O preço das capas varia muito e é preciso suar a camisa para encontrar essa raridade:um capista bom e barato.Como trabalhamos com expertises,e não temos contrato fechado com ninguém,podemos gozar da liberdade de escolha.Bom para nós,melhor para o autor que fugirá das capas copiadas da internet e poderá dizer como quer a sua.
Bem,então sabemos que o custo do livro é calculado pelos preços da revisão,diagramação,capa e gráfica.Teremos que incluir ,também,o ISBN e o código de barras,além do frete,claro.
Nossa editora cobra um pequeno percentual sobre o total e ,somando-se todos estes itens,temos o custo do livro.
Só assim,com segurança e competência poderemos dar o preço final ao autor.E,estudar com ele a forma de pagamento que melhor caiba no seu bolso.
Visto isso,querido autor(a) não se zangue se não nos apressamos a apreçar o seu livro;fazemos isso para  que você tenha a certeza que conseguiu o melhor.


                           BLOG PARCEIRO










Nenhum comentário: