.

.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS FESTAS LITERÁRIAS




                         FESTA LITERÁRIA DE CACHOEIRA,Ba/2011






BIENAL DE MINAS,2009,STAND DA BAHIA



FLIMAR,ALAGOAS,2011


PARATY,2011



FLIPORTO,2010


A IMPORTÂNCIA DAS FESTAS LITERÁRIAS
Se sonhamos com um Brasil grande temos que educar nossas crianças.Para isso,nada melhor do que incutir nesses seres em formação o apreço pela leitura e pelo conhecimento.
Precisamos reconhecer a Literatura como um patrimônio cultural da sociedade e um instrumento de preservação da sua memória.
A minha formação literária vem da infância ,época em que bebi o leite do conhecimento nos muitos livros que me eram ofertados e religiosamente lidos e apreendidos;pois,não basta a leitura pela leitura,porém,a apreensão desse conhecimento a nós repassado,pois,do contrário não passaríamos de um analfabeto  funcional.
As festas literárias –e,não me refiro ás Bienais,apenas,mas,a todas as festas como A FLIMAR,de Marechal,a FLIP,de Paraty entre tantas,ajudam a formar leitores e o desabrochar de novos talentos literários.
É importante criar nas pessoas o desejo de ler;daí a importância dos escritores nas escolas.
Sempre que conhecemos alguém nasce o desejo de saber mais sobre esse alguém; nossas crianças e adolescentes irão se interessar pela obra do escritor que as visitou e cujas obras foram adotadas  como livros para-didáticos.
Uma conversa saudável entre o leitor e o escritor é essencialmente benéfico  para o surgimento de uma parceria literária que só tende a engrandecer o país.
Importante é a parceria das grandes empresas ,pois,nada se faz sem apoio financeiro.
Recém chegada de Marechal Deodoro,onde participei da Flimar,pude perceber  o entrosamento perfeito entre os patrocinadores e o poder público   organizador da festa;tudo correu como água para chocolate e o resultado foi uma festa inesquecível.
Oxalá cada pequeno município,fizesse quiçá uma festa deste porte,mas,promovesse um entrosamento entre escritores e leitores nas escolas,onde o escritor,um formador de opinião,passaria diversão e conhecimento para os estudantes.
Ler um livro,debatê-lo,trocar opiniões,discuti-lo – que maravilhosa oportunidade  de crescimento ambos teriam;como um novo jardim de Academus, os jovens seriam amamentados de poesia e os autores energizados pelo entusiasmo do público juvenil.
Não é tão difícil assim realizar esse desejo.
Bastam duas palavrinhas:
Eu quero!
Eu posso!





NOVOS ESCRITORES DA PIMENTA MALAGUETA E SEUS LIVROS BEM TEMPERADOS



                                            AMÁLIA GRIMALDI

ESCRITORA E ARTISTA PLÁSTICA  ESTÁ CHEGANDO COM O SEU LIVRO HISTÓRICO "A FILHA DO PADEIRO GALEGO".


                  O POETA     MARIVALDO E. DA HORA,COM SEU BELO LIVRO "POEMAS DE AMOR E FÉ".




                                        SELETA & SELETOS


A primeira Seleta da Pimenta Malagueta já está quase fechada.Com participantes de primeiro time.

Esse livro ,que se propõe a mostrar o que se produz na área literária do  Brasil,circulará por todas as festas literárias ,entidades culturais,Universidades e festas da Literatura.

MUITOS FORAM CHAMADOS,MAS,POUCOS OS ESCOLHIDOS.E,VOCÊ,VAI FICAR DE FORA?







ALGUNS DOS LIVROS EDITADOS PELA "PIMENTA MALAGUETA" ESTÃO COM EDIÇÃO ESGOTADA.
SÃO ELES:
A BAHIA DE OUTRORA
VAI FICAR TUDO BEM...
A MALDITA CACHAÇA.
AGUARDEM NOVAS EDIÇÕES!



'TÉ MAIS!

Nenhum comentário: