.

.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O TEMPO DO LIVRO E O TEMPO DO SONHO!




“Os livros podem ser divididos em dois grupos: aqueles do momento e aqueles de sempre.” John Ruskin

O que é necessário para se criar   um livro?
Inspiração,tempo,ideias,perseverança,talento?
E para se fazer um livro?
Quanto tempo entre o arquivo enviado para o editor  e o livro posto,pronto,nas mãos do autor?
E do autor até o público onde será lido,devorado ou mastigado  pelos leitores?


A Editora recebe o arquivo do autor; o baile começa.
Recruta-se o capista,o revisor,o diagramador,o ilustrador e a gráfica.
Há editoras que mantêm funcionários para fazer tudo isto; algumas, usam uma ou duas pessoas para  realizar todo o trabalho.
Mas, isto está ficando meio fora de moda, pois,editoras inteligentes têm expertises, profissionais competentes recrutados em todo o Brasil ou até no Exterior,contratados para fazer aquele serviço,para o qual são pagos.
O trabalho flui melhor e o custo fica mais baixo, pois, não é necessário manter uma equipe, na maioria das vezes, ociosa.
Assim que recebo um arquivo eu leio,analiso e estudo suas possibilidades de venda.Depois o encaminho para a revisão.Muita gente acha que escreve bem, domina o Português e conhece gramática.Mas,basta isso?
Eu digo que não.

Além da revisão gramatical e ortográfica, temos o copidesque que é uma revisão que se preocupa com a clareza e estruturação das ideias,indispensável para que o seu livro apareça perfeito para o leitor com suas ideias organizadas e inteligíveis.Léo Gargi é um dos melhores que conheço.
Quanto tempo um bom revisor pede para fazer seu trabalho? 20 dias,no mínimo ,para um livro de 100 páginas.


Revisto, o livro segue para a editoração e diagramação.
Na editoração é definido o briefing que  é o contato com o cliente para definir os parâmetros do serviço, tais como: tamanho, cores, tipografia, tiragem, público-alvo, fonte etc. O rascunho é o desenho livre para verificar a melhor distribuição das imagens e do texto em uma peça gráfica.
O layout (disposição de elementos de texto e imagens em uma peça gráfica ) depois do uso do computador passou a ser feito diretamente no P. C  , com uso de scanners e softwares de edição de imagens. A finalização  agora é processada 100% digitalmente, e entregue ao cliente com 97% de fidelidade do impresso final. A editoração eletrônica atualmente é a base de recursos para todo tipo de publicação, seja em artes gráficas ou em multimídia.

Entra aqui a produção da capa,um dos mais importantes elementos do livro e as ilustrações.
Uma capa com orelha valoriza e protege o livro; não esquecer que ,uma capa bem feita,chamativa,colorida  e artística,desperta logo a atenção do leitor.
Quanto tempo para uma boa editoração? Mais 20 dias,no mínimo.
Tudo certo e aprovado pelo autor, senhor absoluto da sua obra, vamos á gráfica.
Primeiro ela prepara a “boneca” do livro; ou,seja, o autor terá uma ideia de como o livro ficará e poderá apontar e corrigir erros ou mudar o que não gosta.
A gráfica fornecerá á Editora, a folha de rosto do livro para que a Biblioteca Nacional possa gerar o ISBN (International Standard  Book Number), sistema que identifica numericamente os livros segundo o título,autor,país e a editora, individualizando-os por edição.Cerca de 5 dias após ser enviado o pedido ,a editora recebe o ISBN e o código de barras do livro.
Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos.
 Ai, sim, o livro vai para impressão. Mais 30 dias. As gráficas competentes como as que eu trabalho vivem sobrecarregadas, naturalmente; mas, é melhor esperar e ter um livro perfeito do que se decepcionar.
Pronto! Passados cerca de  60 a 70 dias seu livro chega  apto a ser apresentado ao público, livreiros e distribuidores.
Você, enfim, um escritor!
Bienal da Bahia,2009: o primeiro autógrafo que assinei
.A gente nunca esquece...


                       DIVULGAÇÃO
O consagrado professor Antonio Penha transcreveu  artigos  deste blog para seus blogs e sites.Confiram:



Olá Miriam!! Querida escritora e editora.
Publicamos sua comunicação em nossos blogs. Ver http://chpenhaprojetoseducacionais.blogspot.com , e  http://chpenhanews.wordpress.com * (este blog pode ser acompanhado no Likedin).
Bj.
Antonio Ricardo Penha

Nenhum comentário: