O autor se deixa levar bastante pela ilusão das Bienais.Todo aquele aparato,aquela festa luminosa,a presença de alguns ícones da Literatura,deslumbra o autor como caipira em cidade grande.
-Vou lançar meu livro na Bienal de São Paulo, a maior da América Latina,comunica o autor a seus amigos ,estufando o peito de orgulho.
OK,esse fato lhe dá visibilidade,oportunidade de conhecer novas e influentes pessoas,tirar fotos com personalidades do mundo literário, mostrar-se,lançar e oferecer seus livros ,mas, - pasme!- não gera vendas.
Pode-se vender 5 ou 10 exemplares ,não mais que isso.Só Best- Sellers e escritores famosos vendem livros em Bienais.
Vamos desmistificar a coisa.
Se você é atirado,carismático e corajoso pode vender até 100 exemplares durante os dez dias da festa.Como eu,ilustre desconhecida em 2009 ,fiz em Belo Horizonte.Fiz meu próprio marketing e deu certo.Vendi toda a remessa dos “Contos e Causos” e ainda voltei com encomendas pagas para a Bahia.
O mesmo aconteceu em 2009,na Bahia,quando lancei o e-book “Maktub”. Com larga experiência em venda de livros,vendi tudo.
Porém,a maioria dos autores não sabe ou não gosta de vender seu peixe.
Daí a dificuldade dos que começam; daí a preocupação da nossa Editora em divulgar ,por meu intermédio,o livro dos seus autores.
Estaremos,sim,na Bienal de São Paulo;fizemos uma parceria com uma editora paulista e os autores que quiserem poderão estar lá ou mandar seus livros.
Mas,não esperem grande coisa.
A Bienal é isso:uma grande vitrina para o mundo.
Já as festas literárias são muito mais produtivas quando se trata de vender.
Bienal de Minas,2010:Entrevistas ,
autógrafos
participação.
Editores e escritores
A união faz a força!
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