.

.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

DANTE ALIGHIERI,ORGULHO DA RAÇA HUMANA


DANTE ALIGHIERI, ORGULHO DA RAÇA HUMANA

Quem és tu que queres julgar, / com vista que só alcança um palmo, / coisas que estão a mil milhas?
Dante Alighieri

Louvado por  muitos,imortalizado por tantos,presente nos best-sellers de Dan Brown,descrito por Bocaccio como “nosso poeta de estatura mediana,moreno ,de cabelos e barba negros e crespos, que,alcançando a idade madura estava se tornando um tanto pesado,de andar solene e suave,sempre vestido corretamente,com trajes que mais o favoreciam;rosto comprido,nariz aquilino,com olhos ao mesmo tempo grandes e pequenos,queixo marcante ,boca cujo  lábio superior sobressaía no rosto melancólico e meditativo.”
O poeta era um  solitário,vivia isolado no seu mundo onde só a busca do   conhecimento  parecia importar,pois ,a sede do saber nunca o abandonava.Orgulhoso por demais,nunca se submetia aos desejos dos poderosos a quem mandava,literariamente,para o Inferno.Por isso,teve que passar a vida no exílio e morrer longe da Florença que tanto amava.
Sua primeira obra chamava-se “Vida Nova”;continha 42 páginas de prosa e 31 poemas de métrica variada e fala do amor de Dante por Beatriz,desde o primeiro encontro até a morte dela.
Exemplo de amor imortal e profundamente infeliz,Dante e Beatriz formam o mais eterno e louvado casal da literatura em todos os tempos.

No último capítulo já se esboçam as primeiras linhas do que seria a “Divina Comédia”,uma obra que,segundo Dante,foi toda escrita em louvor ao seu grande amor.
“Assim,diz Dante,se for do agrado de Deus,a quem todas as coisas devem a vida,se me forem dados mais alguns anos,espero escrever sobre ela aquilo que nunca foi escrito sobre nenhuma mulher.”
Banquete, escrito em italiano vulgar, é uma coletânea de quatro tratados criados como um convite para os excluídos na partilha do conhecimento,esse bem supremo da Humanidade.É um estudo acadêmico sobre a Filosofia Medieval,uma tentativa de reconciliar a doutrina cristã com a escola de Aristóteles,clássica do pensamento.
Já “A Vulgar Eloquência”,escrito em latim e inconcluso,o autor debate a importância do emprego da linguagem popular,que denomina de “ilustre,fundamental,culta e crítica”.
“Monarquia”,uma reunião de três livros, onde  usando  a metáfora dos dois   sois,Dante fala dos seus ideais políticos e defende uma separação entre o poder imperial e a religião.


BEATRIZ
Beatriz Portinari ganhou glória e fama por ser o amor de Dante. É uma das musas da Literatura,como Laura,de Petrarca ou Julieta,de Shakespeare.
Amor de  infância,Dante era um menino de 9 anos e Beatriz,uma menina de 8,quando se viram pela primeira vez.
Ele confessou-se apaixonado assim que a viu e lhe foi fiel durante toda a vida.Toda sua obra literária foi dedicada a ela,sua eterna inspiração.
Beatriz morreu aos 24 anos e apenas se viram mais uma vez,segundo Dante;como ambos eram membros de importantes famílias florentinas e ela ,uma mulher casada,talvez Dante tenha omitido algumas passagens.
Dante casou-se com Gemma di Manetto,a presença de Beatriz na sua obra,nos seus pensamentos e sonhos,foi eterna.Ela foi sua guia no Paraíso e o poeta ,Virgílio,no Inferno.
E, Beatriz,também teria amado Dante tanto assim? Incógnita!
Filha do banqueiro Folco Portinari,muito bela ,segundo seus contemporâneos,teve uma vida pouco conhecida e muitos duvidam da sua existência,cuja única prova é o testamento do seu pai e um hospital de Florença feito ás suas expensas.Era esposa de Simone de’  Bardi,teve seis filhas e era vizinha de Dante.


A DIVINA COMÉDIA
Quando foi escrita em 1308,a “Divina Comédia”,ainda não era Divina.Esse adjetivo foi criado por Bocaccio,no sec.XVI.
São 14.233 versos divididos em tercetos.O personagem principal é seu autor,Dante,e descreve sua jornada aos 35 anos;a obra se passa durante a Semana Santa,nos três dias de oração que precedem o banquete.
Visitando os três reinos subterrâneos  –Purgatório,Inferno e Paraíso –  Dante e seu guia ,o maior poeta clássico da antiguidade,Virgílio,encontram personalidades do passado e do presente.
Esses personagens são usados como prenúncios: no inferno,eles citam os pecados mortais que podem levar á danação eterna.No Purgatório,a alma ainda pode ter esperanças de redenção e se purificar dos pecados menos severos;no Paraíso,Beatriz acompanha Dante na visita aos nove céus do Paraíso,onde,finalmente, ele pode ver a face  Deus.

Instigante,fascinante e eternamente citada,essa obra atravessou séculos,tratando desde os conflitos políticos de Florença,que o levou ao exílio até um debate sobre pecado e redenção.
Rica em  expressões, dialetos,neologismos e dotada de  belas expressões literárias,a obra privilegia o Latim como língua clássica,mas,não esquece de mostrar o valor dos dialetos italianos,tudo num texto sublime produzido por um gênio da raça humana.
*Miriam de Sales é escritora,editora e blogueira
www.mirokca.com
Twitter:@miriamsales
Facebook:Miriam de Sales Oliveira







 Baixe,grátis,"A Divina Comédia" neste link:

                                    www.baixaki.com.br/download/a-divina-comedia.htm

Nenhum comentário: