.

.

domingo, 10 de junho de 2012

VENDER LIVROS,UMA BOA BRIGA!



                       BIENAL DE SALVADOR,2009

Pronto. Seu livro chegou, sua editora caprichou,está tudo bem e você está feliz.
Enfim,é um escritor.Colega de João Ubaldo e Balzac.Nada mau para quem pensou nunca ter seu sonho realizado,mas,lutou por ele. Quem luta, vence.
Seu problema agora é vender o livro.
Não pergunte o que sua editora fará por você; evite surpresas desagradáveis e esperanças depositadas em vão.
Temos aqui dois casos diferenciados.
Se a editora comprou seus direitos,ela terá todo interesse em vender seu livro.Afinal,investiu e os editores, como todo comerciante ,não gostam de perder dinheiro.
Então, ela bole com o pé e com a bolsa;chama os distribuidores que põem seu livro nas livrarias de todo o país,convocam a mídia,pagam boas propinas para que você apareça em programas de TV, fazem crer que você está na lista dos mais vendidos,dão rasteira nos bons escritores sem dinheiro,pagam a peso de ouro espaços em Bienais e lhe colocam no topo da pirâmide.Mas,se esquecem de avisar aos russos,isto é,aos leitores.E, apesar de todo  dinheiro gasto,de toda apelação, o livro não vende.Encalha.Depois de três tentativas carregando o defunto a editora desiste.Congela você e corre atrás de outro,mais rentável.Seus livros?Vão acabar nos sebos ,vendidos a dez réis de mel coado.Duvida? Acabo de comprar pela Estante Virtual um livro novo,nunca usado ou folheado, de um autor famoso,mas,que deixou de ser publicado,por apenas $20.E o livro,nos áureos tempos .era vendido por $80.
E, aposto  que esse autor nem sabe que está” ensebado” e nunca recebeu nada de direitos autorais,nem os dez por cento de preço de capa que as editoras concedem ao dono da obra.
Existe outra modalidade muito em voga,no momento.Você manda o arquivo,a editora publica sem você gastar um tostão,mas,ela é a dona do livro.Mexe no seu texto,faz o autor reescrever o livro todo para ficar “moderno”,decide a capa, enfim,é como se você parisse,entregasse o bebê bem amado,mas, não pode dar pitaco na educação dele.
Quando o livro fica pronto – pasme- o autor recebe 10 exemplares  e,se quiser mais tem que pagar á editora  para recebê-lo.Gente esperta ,essa,não?
E, não são grandes editoras,não, editoras de fundo de quintal,que podem sumir a qualquer momento.Só esse ano vi umas dez desaparecerem sem deixar rasto,enquanto outras sumiram com o dinheiro do autor.Basta abrir o facebook e clicar “editoras fajutas”.
O autor nem dispõe  do livro para deixar com amigos ou tentar a venda entre seus leitores.
Fazer o que,se está preso num contrato draconiano ,de no mínimo,cinco anos?
Mesmo assim ,encontrei autores muito contentes com isso.
Recebi muitas ofertas com o essas,mas,declinei todas.Preferi pagar os meus livros e ser dona deles.Andei certo.”A Bahia de Outrora” já está na terceira edição e os “Contos Apimentados”,na segunda.
Apesar de ser dona de editora,sinto-me á vontade para falar sobre isso,porque,acima de tudo sou escritora.e, passei por tudo isso e recebi muitas dessas propostas indecorosas.
Abri uma editora para publicar os meus títulos.Mas,ela foi crescendo,fui merecendo a confiança dos colegas que me indicaram a outros e  vamos crescendo.
Antes de ser escritora fui vendedora de livros, gerente para o Sudeste ,de uma grande empresa editorial.Gerente muitas vezes premiada.Vender livro é minha paixão.
Já arregacei as mangas.Certamente,os livros dos autores que escolheram a Pimenta não vão encalhar.
Nos próximos artigos falaremos sobre as editoras que trabalham sob  demanda e cujos autores pagam para ter seus livros publicados.












FALA,ESCRITOR!









Cymar Gaivota escreveu: "Miriam de Sales vc é a editora. Se vc ta dizendo que tá lindo, eu acredito. Obrigada pelo carinho com que a Pimenta Malaqueta trabalhou no meu livro NAS ASAS DA GAIVOTA. Parabéns pela competência, organização e responsablidade. Vamos ao lançamento na Galeria do Livro Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha...Hehehe! Vamos a Sariava Iguatemi. Vamos voar juntos com os nossos amigos poetas: Carlos SouzaCarlos Conrado SpykezemCarlos VentturaCarlos BetãoCarla ElisioValdeck Almeida de JesusLeandro De Assis MalunguUilma De Andrade DivulgaDouglas De Almeida..."


Cymar, a Pimenta é que agradece seu carinho.Nossa obrigação é fazer sempre o melhor para nossos autores.

LANÇAMENTO 7 DE JULHO(sábado)
GALERIA DO LIVRO
ESPAÇO UNIBANCO
PÇA CASTRO ALVES
A PARTIR DAS 17 HS



Galeria do Livro,onde os bons autores lançam seus livros!



Nenhum comentário: