.

.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

LIVRO,UM OBJETO REVOLUCIONÁRIO



Em pleno  século XXI o Brasil ainda tem milhares de analfabetos; não falo apenas dos que não sabem ler e escrever.Existem também os que só assinam o nome (muito útil em épocas eleitorais),os que  leem ,mas,não compreendem e os que não têm o hábito da leitura.
Não existe no nosso país uma política eficiente de combate ao analfabetismo,seja oferecendo aulas interessantes nas escolas noturnas,nos pátios das fábricas,nos sindicatos,no campo, seja distribuindo  livros ao cidadão.
Precisamos de secretários de Educação com uma visão mais ampla  e realmente desejosos de educar o povo.A arma para esta revolução cultural chama-se livro.
O Brasil é um país – continente, portanto ,aqui,projetos feitos na visão do todo,tendem a morrer frente ao gigantismo do país e a complexidade geográfica e social que  se nos apresenta.
Então, comecemos das partes ,não do todo.Comecemos nas pequenas prefeituras do interior,do Oiapoque ao Chuí e, dentro dessas prefeituras comecemos pelas escolas municipais,pelas salas de aula e depois o projeto se estenderá por si mesmo,extra – muros; pois ,educação é luz e a luz penetra nos mais sombrios ambientes.
Em vez de atirar com  o ABC e a cartilha na cara das pessoas,porque não reuni-las para ouvir estórias,estórias contadas oralmente,mas,contidas nos livros,onde está todo manancial do saber.
Todos se interessarão e,com o tempo,vão desejar manejar a chave mágica que lhes abrirá a porta do conhecimento.A leitura,como diversão e alegria,será desejada por todos.
Um visionário mexicano,José Vasconcelos,mandou imprimir  uma coleção de clássicos com belíssima editoração ,que eram distribuídos  a uma população composta de 90% de analfabetos.
É um louco,diziam.
Mas, a ideia não era distribuir  o livro físico, mas,espalhar a esperança.Era uma forma de dizer a seu povo:- um dia ,vocês sairão da marginalidade e da escuridão da ignorância e participarão dos  destinos deste país. Alfabetizados e pensantes terão empregos que lhes permitam comprar livros,entenderão o que se passa a sua volta e construirão um país forte e poderoso.
Uma dose de esperança contida em algumas páginas.
Porque o livro quebra barreiras,abre olhos aflitos, renova o pensamento, muda conceitos e atitudes.Ler  insere o cidadão  no mundo, evita a perda do Ser e constrói o status  de pessoas,como nação.
O livro é uma revolução!
Por isso ,infelizmente é tão temido pelos poderosos.



DISSEMINANDO IDEIAS

SE O LIVRO É O PÃO DO ESPÍRITO ,PORQUE NÃO O VENDEMOS NAS PADARIAS?


Nenhum comentário: