ESSA NÃO ARDE NO SEU BOLSO...
O CONTO POPULAR
Quais as origens do conto popular? São as
estórias de Trancoso, os contos de fadas,os contos da carochinha.
São importantíssimos como expressão da psicologia coletiva dentre
a literatura popular de um pais.Os contos são narrativas curtas com
características próprias como concisão,densidade e precisão.Deve despertar
curiosidade no leitor além de mantê-lo excitado e emotivo.
Nas
suas diversas modalidades,nas várias maneiras como são transmitidos,nas adaptações,nos
processos narrativos seja com o auxílio
da mímica ou da entonação,eles
representam um dos mais expressivos meios de comunicação populares e o próprio
espírito de um povo.
No conto são documentados a sobrevivência, o
registro dos usos e costumes, fórmulas jurídicas,letras mortas,a moral vigente
naquelas épocas, e até as influencias estrangeiras sofridas por aquele povo.
Costumes
estranhos , bons ou maus ficam registrados para sempre nestes
contos;e,através deles vemos que as paixões
humanas mudaram muito pouco na longa trajetória da humanidade.A
experimenta,o luto – branco,a adoração pelo mantel,a posse jurídica pelo
sapatinho,a poligamia,a astrologia legal,a fome sexual do senhor,as aventuras,a
cavalaria andante,as provas a que eram submetidos os noivos,a virgindade das
mulheres, o maltrato de crianças,o talião, vestígios de antigas
civilizações,tudo ressurge nestes contos ,com doçura ou crueza.
O estudo da Novelística consagrou o conto
popular,sua perene ancianidade e o texto tecido por muitas influências ,mas,que
se torna regional pela inclusão de elementos nacionais de cada região.
A Gata Borralheira, Cinderela,Capinha
Vermelha, está presente em todos os idiomas,nos elementos que se combinam,nas
variantes tecidas á maneira do lugar;nos mais distantes continentes notamos que
os contos têm a mesma origem,embora com elementos diferentes.Eles falam de amor
e morte,ciúme ou crueldade,domínio e sofrimento.Influenciaram a pedagogia,a
psicologia ,a literatura infantil,a psicanálise e até a história.
Partem de temas primitivos e obedecem a uma
seqüência imutável,contêm os mesmos
obstáculos e os mesmos finais.
Uma das estórias mais velhas conhecidas , a dos irmãos Anepu e Batau terá
cerca de 3200 anos e o papiro está no Museu Britânico.
Esse conto não ficou conhecido na Europa,
porém,seus elementos estão contidos em vários contos europeus.
O sacrifício do boi para que a mulher coma o
fígado aparece no folclore
brasileiro,Querino,Vaqueiro do Rei, e o Boi Leição,de Alagoas.
Os contos populares dividem-se em : contos de
animais,estórias populares e gracejos ou anedotas.Há,também,os motivos
mitológicos,o tabu,a magia,as maravilhas, a morte,a sabedoria e a tolice,as
decepções,a roda da fortuna,os cativos e senhores,a religião e o caráter,o
humor,os contos de encantamento etc.
Os Irmãos Grimm fizeram um trabalho fabuloso
de compilação dos mais antigos e variados contos alemães. Assim como Charles
Perrault,com os franceses.
Câmara Cascudo classificou os contos assim:
Contos de encantamento: contos de
fadas,estórias da carochinha,contos mágicos,sobrenaturais etc.
Contos de exemplo: contos morais,conselhos
etc.
Contos de animais: fábulas.
Contos religiosos: parábolas.
Contos explicativos: falam da origem,
forma,hábito,disposição de um animal,vegetal ou mineral.
EX: o filho que levantou a mão parapara a mãe
e quando morreu não se decompôs, ficou mumificado.
Contos de adivinhação: o popular “o que ,o
que é?”
Contos acumulativos: aqueles que nunca chegam
ao final,uma estória puxa a outra,provavelmente o precursor das novelas.
Contos de Anedotas: o Pedro Malasartes,Gil
Blás,as patranhas de Juan Timoneda.
Também temos as Novelas Denunciantes onde um
crime é desmascarado.Ex: A Eneida,de Virgílio.
Os contos onde o demônio é sempre enganado
pela astúcia dos homens ou mulheres com
ou sem a intervenção de Deus.
O Ciclo da Morte onde ela aparece como
inimiga ou aliada, inevitavelmente vencedora.
As novelas, certamente,se originaram dos
contos;Gil Vicente citava “aqueles que se enfadam nas igrejas,mas,ficam noites e dias ouvindo novelas e parecem muito
folgar com isso.”
Já
existia ,no sec.XVI as Histórias de
Gonçalo Fernandes Trancoso,”Contos e histórias de Proveito e
Exemplos”,que viraram febre em Portugal
e chegaram ao Brasil em 1618,seguidos pelos contos de Perrualt,em francês e as
histórias da Carochinha de Dom Francisco Moraes de Melo.
Ouvir estórias, contar estórias,saber
estórias.Magnífico ofício.Ofício plural!
NOSSOS AUTORES
MOINA BARTILOTTI,AUTORA DO LIVRO INFANTIL "O PIQUENIQUE DE PLATÃO TÃO TÃO QUE ENSINA O PRINCÍPIO DA FILOSOFIA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
IN MEMORIAN
O POETA DERVAL MAGALHÃES NOS DEIXOU ANO PASSADO.
UM POETA NÃO MORRE FICA ENCANTADO.
A EDITORA PIMENTA MALAGUETA HÁ 3 ANOS NO SALÃO INTERNACIONAL DE TURIM,ITÁLIA.
NOSSA SELETA "PANORAMA DA LITERATURA BRASILEIRA II"
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