.

.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GUIA DO AUTOR INDEPENDENTE




GUIA DO AUTOR INDEPENDENTE
 Autor: Laura Bacellar | 
Qualquer autor pode publicar um livro por conta própria. Essa opção é a melhor para quem escreveu um tipo de obra difícil de comercializar, ou que queira simplesmente fazer um lançamento entre amigos. Pode ser muito divertido lançar a história da sua família ou um livro de contos dedicado ao seu amor. Sempre que posso eu recomendo aos escritores que me contatam que encarem essa história de livro de um modo mais leve. Se o livro não tem muita chance de entrar no mercado, publique por conta própria e faça uma festa! Dê um presente a você mesmo, à  sua família ou a seus amigos.
Publicar por conta própria pode ser uma opção lucrativa ainda para quem tenha um público cativo, como médicos e professores, porque nesse caso a venda de cada exemplar supera em muito os 10% que as editoras comerciais pagam  a seus autores.
 Só gostaria de deixar absolutamente claro que, quando você faz um livro por conta própria, É VOCÊ QUEM TEM DE VENDÊ-LO. Não adianta inscrevê-lo no site de uma livraria ou colocá-lo à venda pela internet, provavelmente a obra não vai vender quase nada para as pessoas que não conhecem você. Só os amigos e parentes ou pessoas que tenham contato profissional com você é que talvez comprem um livro que não conta com o apoio comercial de marketing e logístico de uma editora já inserida no mercado.

Antes de ir colocando a mão no bolso, minha sugestão é de que você avalie bem a quantidade de conhecidos que realmente tem e o esforço que pode dedicar ao trabalho de contatá-los, para não ficar com uma pilha imensa de livros  empilhados na garagem.

Se, depois dessa seção de pé na terra você resolver bancar a sua edição, há uma série de serviços que fará bem em contratar para chegar a um produto atraente. Quanto melhores forem os profissionais escolhidos, tanto melhor será o produto final. É perfeitamente possível fazer-se um livro tão bem acabado quanto os das editoras mais conceituadas, já que as mesmas empresas que prestam serviço para as editoras também atendem autores independentes.

Eis uma lista de serviços recomendáveis para a produção de um bom livro.
1. Redação ou edição de texto. Quando o original está confuso ou longo demais, ou quando o autor tem uma boa ideia, mas, não escreve bem, é recomendável chamar um escritor profissional.
2. Revisão de texto. Mesmo quando bem escrito e organizado, é bom que o original passe por uma revisão profissional que o deixe padronizado e correto.
3. Diagramação e paginação. Metade do efeito visual de um livro decorre da maneira como o texto é distribuído nas páginas. Quanto mais experiente for o profissional que presta o serviço, menos viúvas, buracos e páginas de má legibilidade haverá.
4. Capa. Assim como a diagramação, o impacto da capa é violento e um dos principais atrativos do livro em livrarias. Investir num profissional competente e experiente vale a pena.
5. Impressão. Hoje em dia é possível imprimir baixas tiragens de livros com boa qualidade, devido à variedade de tecnologias disponíveis. Vale a pena comparar os produtos acabados de diferentes gráficas para escolher a que mais interessa.
6. Distribuição. Existem alguns mecanismos de distribuição acessíveis a autores, ainda que não funcionem como a distribuição nacional de editoras comerciais. Algumas livrarias aceitam consignações, sites e editoras de livros eletrônicos fazem a venda virtual. São apoios que ampliam um pouco a venda direta pessoal.
7. Divulgação. Todo lançamento no tumultuado mundo da cultura precisa ser feito com o máximo de barulho para obter algum retorno. Uma assessoria de imprensa habituada a trabalhar com livros costuma dar bons retornos. Seu trabalho é complementado pela coleta de clippings, mas, é claro, que isso é aplicável somente para obras que tenham algum apelo para a imprensa.
8. Marketing. Mesmo lançando-se por conta própria, um autor pode investir em marketing para aumentar suas chances de impressionar o mercado. Materiais de apoio como folders e lançamentos bem planejados podem resultar em uma boa divulgação.
9. Site. Se o livro tem algum apelo comercial, é interessante que ocupe espaço na internet não só como produto a ser vendido em livrarias, mas também na forma de um site que preste  serviços. A internet é um canal de divulgação dos mais interessantes na relação custo/benefício.
10. Informação. Como qualquer outra atividade, publicar um livro requer uma coleta de informações especializadas. É possível contratar consultores ou obter pareceres de profissionais experientes para indicar o caminho das pedras.

ESCRITORES INDEPENDENTES QUE SE DERAM BEM

                                        Miriam Sales,vários livros publicados já na 3ª edição



zÉ DA sERRA,CORDELISTA.2000 LIVROS VENDIDOS!


Livro bem vendido


                                              Luciano Marinho,vários livros publicados

                         Marivaldo da Hora,já na 2ª edição


 Hugo Homem,campeão de  venda de livros infantis
Cymar Gaivota,seu livro de poemas,"Nas Asas da Gaivota" é um sucesso!

                          Valdeck de Jesus,um vitorioso


ESCRITOR,APOIE,DIVULGUE E COMPARTILHE ESSE PROJETO!



2 comentários:

Dinarte Alves Portela disse...

Eu amo de Paixão a Editora Malagueta pela oportunidade de lançar o meu livro, como diz o Rei Roberto Carlos: São tantas emoções.
Tarde de Autógrafo na Câmara Municipal de Guarujá, tive apoio da Prefeitura da minha Cidade, Palestras em Escolas Públicas para Professores,alunos e Equipe Técnica da Escola, participei da II FAMA (Feira Literária dos Autores da Mata Atlântica)
Foram várias Matérias em Jornal da Cidade, Programa de entrevista em duas Emissora de TV. Recebo convites para vários Eventos no Guarujá e Cidade Vizinha. Tive a felicidade poder mandar alguns exemplares do meu livro para comunidade Brasileira em Portugal e França, através de pessoas amante de literatura. Tenho muito que agradecer e muito a Festejar. Beijos na minha amiga Miriam Sales. Acredito que em Breve terei que investir em uma tiragem maior do meu romance: A Suave Brisa do Amor, pois ainda há muitas pessoas querendo adquirir o livro.

Miriam de Sales Oliveira disse...

Dinarte,além de grande autor vc ainda tem duas qualidades muito importantes num ser humano:sinceridade e humildade.A Pimenta apenas ajudou a mostrar p/ o mundo o seu talento,talento esse que no silêncio das horas vc batalha,luta,briga,incansavelmente p/ mostrar.
Conte sempre com nosso apoio.
Abç