.

.

sábado, 27 de outubro de 2012


  FLICA/2012
EM CACHOEIRA , TUDO É FESTA!
Vou fazer a louvação do que deve ser louvado!



A FLICA está consolidada em Cachoeira.Veio uma,veio duas,virão muitas.
Esse encontro entre o leitor e a literatura  é um casamento de harmonia , beleza  e  conhecimento.Quem tem talento,sobressai,encanta, enternece; os grandes tornam-se maiores,os que ainda são pequenininhos,se agigantam  - ou não  - depende do desempenho.Os  frequentadores são os donos da verdade.Aplaudem,vaiam,comentam,elogiam,elegem,reprovam,consagram.
Em Cachoeira não foi diferente; o público foi o senhor da razão.Salas cheias,gente atenta,ouvindo,ensinando,aprendendo.Quanto de conhecimento se repassa e se transmite numa festa literária.Devia estar na Constituição.
Parágrafo 1-Todos os municípios brasileiros devem  realizar uma festa literária.
Público
Parágrafo 2_Revogam-se as disposições em contrário.
O conhecimento , ás vezes ,incomoda.Incomoda o poder porque bate de frente com ele;lá,naquele pequeno espaço,debate-se,discute-se,aprende-se,ensina-se,questiona-se,repensa-se conceitos.Maravilha!


Salas cheias,quem diz que o livro está morrendo?



Mateus Aleluia

Maria Paula e Miriam Sales,autógrafos

Domingos Leonelli,secretário da Cultura de salvador também prestigiou o evento



A Academia de Letras de Cachoeira,também
Assim é que deve ser.Isto chama-se democracia,caros amigos.O povo no poder.O poder de criar ou derrubar ídolos.Uma pequena praça do Ágora,onde todos participam ,sem regras bem definidas,nem a massificação da mídia,esteio dos poderosos.Lá, os escritores,formadores de opinião, Veem e são vistos.Sentem a energia do seu público.Recebem seus eflúvios.Não há experiência maior para uma pessoa das letras.
E, tem ,também,o seu complemento,a música.O povo na praça,porque ela  pertence ao povo,como o céu é do condor.Assim falava o poeta do Recôncavo,Castro Alves,nascido  ali pertinho,em Muritiba.E, Damário da Cruz,em Cachoeira.Alguém duvida que aqui é o território das Artes?
Cachoeira,durante a Flica,é uma festa.Dá gosto ver o povo nas ruas,comemorando,confraternizando,participando.Gente colorida,gente brasileira,povo feliz.

Alan Lobo
Emmanuel Mirdad,
Aurélio Schommer,- AMA -os visionários que criaram a Flica.

Esse bando de guerreiros  amam a Literatura e lutam por seus ideais.
Nós  os amamos.E queremos,sempre ,vê-los por aqui.
                     *****





MARIA PAULA E MIRIAM SALES
ELAS TAMBÉM RIEM
E,PORQUE NÃO RIRIAM?
A escritora  que sabe fazer humor e a atriz que sabe escrever fizeram uma das mesas mais participativas da festa.
Casa lotada,como deve ser.
Minha vó dizia que,elogio de boca própria é vitupério,portanto,sobre minha participação ,sugiro que entrem no Face e  vejam as fotos postadas pelo meu caro amigo o escritor Valdeck de Jesus.
E,procurarei estar sempre presente com vocês.
Até a FLICA 2013.
Esta veio para flicar!
Cabe-me agradecer a presença eo carinho de todos.



mmmm
O ator e mediador Jackson Costa mostra á platéia o livro "Contos Apimentados" da escritora Miriam Sales,esgotado  ,na Flica.


                                                                  ELES TÊM A PALAVRA
 COMENTÁRIOS ENVIADOS PARA MIM:

Everaldo oliveira,via e-mail.

Lindíssima amiga, como vibrei com essa marcante presença. Aquela foi uma tarde
do mais puro gozo, posso assim dizer, de explosão de felicidade.e como a platéia
reagia soberbamente feliz. O que me causou surpresa foi a imprensa escrita que
se mostrou omissa. .Ainda vou cobrar essa omissão.

                                          Laiza Mello,via Facebook

Fui assistir a ultima mesa da FLICA completamente voltada a ouvir Maria Paula, chegando lá fiquei estarrecida quanto o velho é tão mais surpreendente do que o novo. A expectativa que criei em cima do primeiro livro de Maria e a divulgação, 
suas explicações para com o mesmo foi frustante, foi tanto sou isso, sou aquilo... que ela me enojou. Mais minha tarde foi salva pela hiper, mega e SENSACIONAL MIRIAM DE SALES, com toda sua experiencia conseguiu me contagiar te tal forma que ao ouvir suas narrações consegui me ver em alguns dos personagens. Sai de lá com varias verdades uma delas é que a " A literatura assim como a masturbação é um ato solitário".








                                   EMMANUEL MIRDAD   ,via Facebook                    


Mirdad marcou você em uma publicação.
Mirdad escreveu: "E pra encerrar a Flica 2012, "Elas Também Riem", com Maria Paula (indicação de José Inácio Vieira de Melo) e Miriam de Sales, a única autora que foi confirmada em 2012 por aclamação de toda equipe Flica ainda em 2011, indicada por Aurélio Schommer."





                                                             JORNAL "FOLHA  DO RECÔNCAVO"



DUAS APIMENTADAS NA ÚLTIMA MESA DO FLICA 2012
Jornal Folha do Recôncavo

Flica encerrou neste domingo com a presença marcante de Maria Paula, e Miriam de Sales, como mediador Jackson Costa abordando o tema Elas também riem, mas quem esteve no claustro do convento, local do evento, é que riu e muito, Maria Paula já conhecida como atriz e comediante do “Casseta e Planeta Urgente” por 17 anos, soltou várias piadas mas quem se mostrou uma sucessora do humor ao estilo Dercy Gonçalves foi Miriam de Sales, maravilhosa escritora, que com muita desenvoltura aborda temas como sexo com a maior naturalidade, contando também com o talento do mediador.
A escritora e psicologa Maria Paula contou sobre o inicio da carreira no Casseta e Planeta, de como foi bem recebida pelos colegas de humor.
Miriam conquistou a plateia jovem, com sua malicia juvenil, quem ficou curioso sobre o bate papo pode conferir o talento da autora em seus livros “Contos e Causos” e “Contos apimentados” todos da Editora a qual é dona, Pimenta Malagueta, ela também é colunista do jornal A Tarde.
Com certeza elas fecharam com honras a mesa do Flica.

                             CEZAR (DAS LETRAS) UBALDO,POETA FEIRENSE

Maravilha,minha querida amiga.A sua presença,com certeza,foi algo de inesquecível.A sua jovialidade ao lado das experiências adquiridas ao longo da vida enriquecem  qualquer evento do qual participe.A cidade de Cachoeira,a nossa Bahia e o Brasil certamente sentem-se honrados e felizes por voc^estar com todos nós.
Beijos,amada.







                            MARINA GENTILE,fazendo valer o sobrenome.

Miriam vai além de TODO e qualquer excelente adjetivo.

 Além DE TUDO DE BOM, MIRIAM é uma pessoa que ama

 as pessoas e a vida.




           VALÉRIA MERCÊS,via Facebook.

Que honra a minha poder ter conhecido melhor essa sensacional escritora. 

Parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso cada vez mais.



                            VALEU,CYMAR                                                                                

        






A Gaivota foi presenteada pela Editora Pimenta Malagueta com um álbum de fotografias do lançamento do meu livro NAS ASAS DA GAIVOTA em 07 de julho 2012. NAS ASAS DA GAIVOTA foi editado pela PIMENTA MALAGUETA de Miriam de Sales O Álbum deixa registrados momentos que ficarão para sempre, afinal sem fotografia, não existe momentos... Obrigada a Editora Pimenta Malagueta pelo presente e parabéns pela organização e compromisso com seus clientes. — com Carla Elisio e outras 18 pessoas.

Luiz Menezes escreveu via Facebook: "A Pimenta e a Gaivota, o sabor e a liberdade de uma grande poesia. Miriam de Sales e Cymar Gaivota Lucymar Soares, a Bahia agradece a vocês pela essência pura e carismática com que vocês emanam em prol da nossa cultura."



                   EDITORA PIMENTA MALAGUETA
                           SEMPRE   AO LADO DO AUTOR!


               

2 comentários:

Tina Bau Couto disse...

Maravilhoso post!
Maravilhosa você!
Maravilhoso Jackson Costa!
Maravilhosa organização, diversidade, qualidade do evento.
AMEI PARTICIPAR :)
Vc viu: http://blogdtina.blogspot.com.br/2012/10/ainda-sobre-flica.html
Boa sorte! Sucesso! Letras! Palavras! Poemas!

Miriam de Sales Oliveira disse...

Obrigada,Tina. bjs