Fundação Biblioteca Nacional e Funarte lançam bolsas de literatura
Bolsas FBN/Funarte de criação e circulação literária têm inscrições abertas até 2 de agosto
Em ação conjunta, FBN e Funarte oferecem 30 bolsas de criação e 20 de circulação, voltadas para a literatura
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, e o Presidente da Funarte, Antonio Grassi, anunciam nesta quinta-feira, dia 28 de junho, o lançamento oficial das bolsas de criação e de circulação literária FBN/Funarte. O anúncio será feito às 16h, no Auditório Machado de Assis, localizado no prédio sede da Fundação Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União do dia 19 de junho, terça-feira.
Serão oferecidas 30 bolsas voltadas para a criação literária, em âmbito nacional, no valor de R$ 15 mil cada, direcionadas a escritores iniciantes. O objetivo do edital é promover o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas. Já para o edital de circulação literária serão destinadas 20 bolsas, no valor de R$ 40 mil, com o intuito de concretizar projetos voltados à promoção e difusão da literatura por meio de oficinas, cursos, contação de histórias e/ou palestras.
De acordo com o presidente da Funarte, Antonio Grassi, a grande novidade desta edição do Bolsa de Criação Literária é o incentivo a novos escritores. “Pela primeira vez, este edital será voltado exclusivamente para autores iniciantes. Com esta iniciativa, pretendemos estimular e democratizar o acesso ao fomento na área da literatura”, ressalta Grassi
O projeto, segundo o presidente da FBN, Galeno Amorim, é vital para alavancar os índices deleitura nas regiões apontadas como as mais frágeis pela pesquisa Retratos da Leitura. “Somente com o lançamento de ações afirmativas e focadas como a Bolsa de Circulação é que a Biblioteca Nacional, a Funarte e o Ministério da Cultura contribuirão de forma efetiva para a popularização da literatura de forma nacional”, avalia Galeno.
As inscrições nos editais podem ser feitas até o dia 2 de agosto.
Fonte:Funarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário