.

.

sábado, 22 de dezembro de 2012

A Bahia de outrora: LANÇAMENTO DA SELETA "TRAÇOS & COMPASSOS"

A Bahia de outrora: LANÇAMENTO DA SELETA "TRAÇOS & COMPASSOS": SELETA  “TRAÇOS & COMPASSOS”              LANÇAMENTO/12 Depois de alguns percalços ,enfim,nossa Seleta está na mão dos seus ...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

LANÇAMENTO "TRAÇOS & COMPASSOS"


O fim do ano chegando,o Natal ás portas,quer melhor ocasião para lançar nossa 1ª Seleta?
Dar livros de presente é uma prova de refinamento e inteligência,pois,louva quem  oferece  e qualifica quem recebe .
No texto abaixo,do eminente jornalista Carlos Souza Yeshua,publicado em vários jornais virtuais, leitores e autores podem conferir a importância do nosso trabalho em prol da Literatura Brasileira.








Miriam Sales lança Traços & Compassos na livraria LDM

A Pimenta Malagueta Editora, coordenada pela escritora Miriam de Sales Oliveira, realizará no dia 19 (quarta-feira), às 18h, na livraria LDM, no Espaço Itaú de Cinema – Praça Castro Alves, o lançamento da sua primeira Seleta, cujo título será Traços & Compassos. A obra reúne 24 autores de todo Brasil, entre poetas, contistas, historiadores, romancistas e jornalistas, que na opinião da organizadora,representam o que há de melhor na nova literatura brasileira. O livro homenageia Artur de Sales (1879 – 1952), um dos mais importantes poetas baianos.
Na visão de Miriam de Sales, para o leitor e o estudante, ter ao alcance dos seus olhos um pequeno fragmento do processo literário do seu país, amostra de uma época ou período, é uma experiência magnífica e uma inesgotável fonte de conhecimento. “Criar uma Seleta sempre esteve nos nossos planos. Afinal, desde Meléagro di Gádara, criador da primeira Antologia, a ideia de reunir talentos literários num único livro, sempre foi benéfica e inovadora”, justifica.
Uma coletânea, seleta ou antologia pode ser multifacetada como a Traços & Compassos, reunindo poetas, cronistas e contistas, como pode ser apenas um compêndio de um gênero ou escola literária escolhida. Pode ser temática, ou por período. Todas são importantes e bem vindas. Os autores da primeira antologia da Pimenta Malagueta se propõem a oferecer o melhor de si, visando se mostrar ao mundo numa roupagem colorida de ideias, frases, textos e poemas que aquecem a alma e fazem pensar. “Queremos um livro que faça história. Demos a ele uma feição clássica, como nos tempos gregos, berço das antologias”, antecipa à editora e organizadora Miriam de Sales, que também assina a apresentação.
O prefácio foi escrito pela professora Lúcia Helena Alves de Sá, coordenadora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal e Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília.
Autores - Ana Bailune, Amália Grimaldi, Ana Meireles, Ana Cristina Rocha, Almir Tosta, Arakén Vaz Galvão, Alfredo Lima Neto, Aurélio Schommer, Carlito Lima, Carlos Souza, Cezar Ubaldo, Dinarte Portela, Elenilson Nascimento, Geraldo Ribeiro, Jacira Fagundes, José Cláudio Adão, Luciano Marinho, Malu Ferreira, Marcos Vieira, Marina Gentile, Morgana Gazel, Moacir Saraiva, Sandra Canassa e Valdeck Almeida de Jesus.
Serviço:
O que: Lançamento do livro Traços & Compassos
Onde:  Livraria LDM, no Espaço Itaú de Cinema – Praça Castro Alves – Salvador.
Quando: Dia 19 de dezembro (quarta-feira), às 18h.
Entrada: Gratuita. 
Editora: Pimenta Malagueta Editora - 128 páginas. R$ 25,00
Informações: (71) 3313-4880


O grande poeta baiano é o homenageado da nossa Seleta

             
O escritor e historiador Almir Tosta,de passagem por Salvador,aproveitou para levar seus exemplares. 



 O Presidente da Academia de Letras de Valença,Dr. Alfredo Lima Neto,também,participa,juntamente com seus confreiros Moacir Saraiva,Marcos Vieira,Amália Grimaldi e o decano  de todos os escritores valencianos,Araken Vaz Galvão.



                               NOTÍCIAS


A editora Pimenta Malagueta,editou o livro "Abre a Boca ,Calabar,projeto do autor e ativista Valdeck de Jesus,realizado dentro da comunidade do Calabar,em Salvador,Ba.
                                            
O livro do autor Araken Vaz Galvão, "Ensaios ou quase...", um cinéfilo respeitado,também editado e publicado por nós ,é um verdadeiro curso de cinema e,agradará,além dos apaixonados pela 7ª arte,a todos os interessados em conhecer melhor os bastidores do cinema,seus filmes ,atores e diretores de sucesso.
                                           

O autor  José Orlando ,já vendeu 3000 exemplares do seu livro, A Maldita Cachaça",um cordel diferente e mais sofisticado.
Procure nas livrarias e bancas de revista de Salvador;ou peça pela nossa Loja Virtual.


Um excelente presente de Natal para a família é o livro "Poemas de Amor e Fé" ,de Marivaldo Hora.Procure na nossa Loja Virtual.




Mas,para quem quer alegria e muito riso ,o livro "Contos e Causos" ,da escritora e editora Miriam Sales,é o ideal.Leitura fácil e descontraída é o livro para se ler   no avião ou nos  constantes engarrafamentos nas grandes cidades.




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Espaço do Autor: Marivaldo E. Hora


Marivaldo da Hora



Nascido em salvador, Bahia, terra mistica e poética, em 26 de outubro de 1966.

 Marivaldo nasceu com o vírus da poesia seu sangue. Apesar de atuar em várias frentes de trabalhos, seu lazer é a poesia e com ela convive num sentimento de fé e esperança.

 Poeta eclético, sabe sabe como ninguém fazer a louvação de quem ou o que merece, cantando o seu mundo e a sua terra numa linguagem simples e aprazível.


Poeta do povo ele é.
para o povo, canta.   




   
Apresentação 



Marivaldo E. Hora precisa ser apresentado aos baianos, pois é um novo poeta que trás, no seu cerne, o gérmen da mais pura poesia. Homem do povo, canta para o povo. Louva o que deve ser louvado, mostrando sua admiração por aqueles trabalhadores comuns, mas, tão importantes numa sociedade. 



Com um pendor literário que honra a literatura baiana, multifacetado e humano, esse poeta cheio de fé e esperança leva belas mensagens a seus leitores, de uma forma clara e suave.

Mostrando ser um homem do seu tempo, o poeta exorta os jovens contra as drogas, elogia os times de coração dos baianos, fala de amor, família e prosperidade.

Coração puro, passa essa pureza aos seus poemas e consegue, com suas mensagens de esperança, atingir o coração dos amantes da poesia.









Miriam de Salles 
                        Escritora e Editora 









O LIVRO DE MARIVALDO HORA "PALAVRAS DE AMOR E FÉ" SERÁ LANÇADO EM DEZEMBRO.




UM BOM PRESENTE DE NATAL PARA AQUELES QUE AMAM UMA BOA LEITURA!


Não se drogue por não ser capaz de encarar o seu próprio ser! A vida é bela e precisa ser vivida com felicidades e amor e também curti as maravilhas que estão disponíveis para todos!
Marivaldo Hora





                                         

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FLIMAR - FESTA LITERÁRIA DE MAL. DEODORO,ALAGOAS







 III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO- 3ª FLIMAR

                              28 de novembro – 2 dezembro 2012

MARECHAL DEODORO – ALAGOAS

“PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA”

DIA 28 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)

AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL

19:00  – Recepção aos convidados – Banda de Pífano de Marechal Deodoro
19:30 – Abertura da 3ª FLIMAR  -   ROMEU DE LOUREIRO – CERIMONIAL
                Hino Nacional – Banda de Pífano                                                                                                                   
20:00 – Palestras de abertura sobre os escritores  homenageados: folclorista Théo Brandão pelo Historiador Douglas Apratto( 15 minutos)  e  romancista Antônio Torrespela escritora Vanúsia Amorim ( 15 minutos)
20:30  – Balé Folclórico de Alagoas – Grupo Transart       

TABLADO  NA ORLA LAGUNAR

21:00  –  Nelson da Rabeca
               Show ( em negociação)
               Encontro de Sanfoneiros – Forró  ( dançar até o sol raiar)



                                                                Foto da 2ª FLIMAR

DIA 29 DE NOVEMBRO ( QUINTA-FEIRA)

AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL

9:00 – 10:00 – Padre Teófanes ( 100 anos) – O Legado à Educação e à Cultura das Alagoas - CESMAC, a Universidade de Maceió.– Teomirtes Malta  – Diógenes Tenório – Alfredo Machado- Mediação: Douglas Apratto .
10:00 – 11:00  – A Saga do Prata – Juvêncio Lemos . Mediação: Carlito Lima
11:00 – 12:30 – A integração da Literatura Latino- Americana:  Adriana Ruiz ( Argentina) – Roberto Bianchi, Movimiento Cultural aBrace ( Uruguai) – Nina Reis ( Uruguai) – Mediação: Eduardo Magalhães (Brasil)
14:00 – 15:00 – Literatura e Festa Literária – Mirtes Walesca ( Boqueirão -Paraíba ) -  Carlito Lima ( Marechal Deodoro –Alagoas).  Carla Nobre ( Macapá - AP) Mediador:Ovídio Poli Júnior ( Paraty – Rio)
15:00 – 15:40 - Minha dívida com Théo Brandão – Maurício Melo Júnior  ( PE)– Mediador: Radjalma Cavalcante
15:40– 18:15 – Théo Brandão ( Homenageado da 3ª FLIMAR) – O Folclore e a Literatura  – Carmen Lúcia Dantas  – Radjalma Cavalcante - Lêdo Ivo – Luiz Gutemberg.  Mediador: Wagner Chaves ( Diretor do Museu Théo Brandão)
18:10 -19:10 – Poesia ao vivo - Chico de Assis - Carla Nobre

PELAS RUAS DA CIDADE
19:00 hs – COLETIVO AFRO-CAETÉ - PELAS RUAS DA CIDADE TERMINANDO NA ORLA LAGUNAR


                            COM ALUNOS.COM MUITA ALEGRIA VOLTAREI LÁ.


IFAL/ ESCOLA TÉCNICA


Sala 1 - 9:00 – 10:00 – Miriam Salles
            10:00 – 11:00 –  Lizien Danielle
             11:00 – 12:00 – Janaína Rico
             14:00 – 15:00 –  Carlos Nealdo
             15:00 – 16:00 – Jorge Calheiros/ Dêmis Santanna
              16:00 – 17:00 – Isvânia Marques
Sala 2 - 9:00 – 10:00 – Alexandre Camargo
            10:00 – 11:00 – Mirtes Walesca
             11:00 – 12:00 -  Adélia Amorim
             14:00 – 15:00 – Miriam Salles
              15:00 – 16:00 – Lizien Danielle
              16:00 – 17:00 – Cláudia Bulhões
Sala3 - 9:00 – 12:00 – Oficina de Teatro – Tarcísio Pereira
           14:00 – 15:00 -  Sônia André
           15:00 – 16:00 – Alexandre Camargo

16:00 – 17:00 – Roberto Bianchi/Nina Reis/Adriana Ruiz
Sala 4 - 9:00 – 12:00 – Oficina de Cinema – René Guerra
             14:00 – 15:00 – Jorge Calheiros/Dêmis Sanatnna
             15:00 – 16:00 – Antônio Torres/Vanúsia Amorim
             16:00 – 17:00 – Sônia André
Sala 5 – 9:00 – 12:00 – Oficina de Charge – Ênio Lins
             14:00 – 15:00 – Adriana Ruiz/Nina Reis/Roberto Bianchi
              15:00 – 16:00 – Felipe Cavalcante
              16:00 – 17:00 – Adélia Amorim

Auditório do IFAL/Escola Técnica
9:00 – 10:00 –  Antônio Torres -  Vanúsia Amorim
10:00 – 11:00 – Carla Nobre
11:00 – 12:00 – Ovídio Poli Júnior
14:00 – 15:00 – Alexandre Camargo 
15:00  – 16:00 – Edilma Bomfim
16:00 -  17:00 – Djalma Mello
17:00 – 18:00 – Jorge Calheiros/Dêmis Santanna

ESCOLA DO SESI
SALA 1 – 19:00 – 20:00  – Miriam Salles
                  20:00 – 21:00 – Cláudia Bulhões
SALA 2 – 19:00 – 20:00 – Felipe Cavalcante
                  20:00 -21:00 – Sônia André
SALA 3 – 19:00 – 20:00 -  Alexandre Camargo
                  20:00 – 21:00 – Adélia Amorim
SALA 4–19:00 – 20:00 – Mirtes Walesca
               20:00 – 21:00 – Janaína Rico
SALA 5 – 19:00 – 20:00 – Lizien Danielle
                  20:00 – 21:00 – Jorge Calheiros/Dêmis Santanna

IGREJA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO
17 h – 18 h – Concerto Música Lírica – Coral Verbo da Vida

PALCO-TABLADO NA ORLA LAGUNAR
20:00  – Pastoril da Massagueira
           - Coletivo Afro-Caeté
 - Show ( em negociação)
           - Encontro de Sanfoneiros – Forró ( dançar até o sol raiar)




ANTONIO TORRES,O QUERIDO ESCRITOR BAIANO SERÁ O HOMENAGEADO DESTE ANO.

DIA 30 DE NOVEMBRO ( SEXTA-FEIRA)

AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL

9:00 h – 9:40 h – A Administração Municipal como fomentadora da cultura e do incentivo à leitura – Dr. Alfredo Machado ( Procurador Geral do Município)
9:40 h – 10:20 –A Preservação Patrimonial Histórica e o Desenvolvimento - Luiz Fernando de Almeida ( Presidente do IPHAN) –Mediador: Mário Aloísio Melo
10:20h – 12:30 h – MESA DE DEBATES: CULTURA – PROJETOS / CAPTAÇÃO DE RECURSOS
-  Representante do Minc
- Secretário de Cultura de Alagoas – Osvaldo Viégas
-- Arquiteto Mário Aloísio Melo do IPHAN
- Secretária de Turismo do Estado – Danielle Novis
- Representante do BNB
-Mediador: Francisco Alencar – Sociedade Bom Conselho
14:00 – 14:45 - O Ajudante de Mentiroso – Lêdo Ivo-  Mediador: Maurício Melo Júnior
14:45 – 15:35 – Monteiro Lobato – Ovídio Poli Jr -. Mediador: Maurício Melo Júnior
15:35 – 17:00 – Antônio Torres ( homenageado) – Entrevista  ao vivo – Janaína Amado – Ricardo Mota
17:00 – 18:00 – Adélia Amorim – A poesia e a música de Luiz Gonzaga
18:00 – 19:00 -  Poesia ao vivo – Jorge Calheiros/Dêmis Santanna


                             O POETA IMORTAL LEDO IVO ESTARÁ PRESENTE

IFAL/ ESCOLA TÉCNICA
Sala 1 - 9:00 – 10:00 – Antônio Torres/Vanúzia Amorim 
            10:00 – 11:00 – Wagner Chaves ( Museu Théo Brandão)
            11:00 – 12:00 –  Alexandre Camargo
            14:00 – 15:00 – Miriam Salles
            15:00 – 16:00 – Ronald Mendonça
             16:00 – 17:00 – Abynadá Lyro
Sala 2 - 9:00 – 10:00 – Miriam Salles
             10:00 – 11:00 – Janaína Rico
             11:00 – 12:00 – Lizien Danielle
             14:00 – 15:00 – Marcos Davi Mello
             15:00 – 16:00 – Mirtes Walesca
             16:00 – 17:00 -  Sônia André
Sala 3 - 9:00 – 12:00 – Oficina de Cinema – René Guerra
             14:00 – 15:00 -  Carla Nobre
             15:00 – 16:00 – Lizien Danielle
             16:00 – 17:00 -  Ovídio Poli Júnior
Sala 4 - 9:00 – 12:00 – Oficina de Teatro – Tarcísio Pereira
              14:00 – 18:00 – Mini Fórum – Cidades Históricas
Sala 5 – 9:00 – 12:00 – Oficina de restauração de livros antigos – Beatriz Rabello
          14:00 – 18:00 – Mini-fórum – Bibliotecas Públicas
   
                      MAURICIO MELO JR. NO TRENZINHO DA BRASKEM
          
Auditório IFAL – ESCOLA TÉCNICA
9:00 – 10:00 – Juvêncio Lemos
10:00 – 11:00 – Ovídio Poli Júnior
11:00 – 12:00 – Carlos Roberto Uchoa de Moura / Cássio Cunha
14 :00 – 15:00 – Alexandre Camargo
15 :00 – 16:00- Miriam Salles
16:00 – 17:00 – Inácio Loiola Damasceno Freitas
17:00 – 18:00 – Poesia ao vivo – Chico de Assis – Carla Nobre

ESCOLA DO SESI
SALA 1 – 19:00 – 20:00 – Cláudia Bulhões
                  20:00 – 21:00 – Felipe Cavalcante
SALA 2 – 19:00 – 20:00 – Mirtes Walesca
                 20:00 – 21:00 – Alexandre Camargo
SALA 3 – 19:00 – 20:00 – Lizien Danielle
                  20:00 – 21:00 – Jorge Calheiros / Dêmis Santanna
SALA 4 – 19:00 – 20:00 – Janaína Rico
                 20:00 – 21:00 – Miriam Salles
SALA 5 – 19:00 – 20:00 – Sônia André
                  20:00 – 21:00 – Carla Nobre
                          ENCONTRO DE BANDAS DE MARECHAL DEODORO

PELAS  RUAS DA CIDADE - TERMINANDO NA ORLA LAGUNAR
17:00 – 18:00h – Baque Alagoano
18:00 – 20:00 h – Encontro da Bandas de Marechal Deodoro na Orla Lagunar

NELSON DA RABECA


TABLADO - PALCO DA ORLA
20:00 h – BAQUE ALAGOANO
21:00 h – Show  oferecido pela  Prefeitura de Maceió
23:00 – Encontro de Sanfoneiros – Forró ( dançar até o sol raiar)

DIA 1º DEZEMBRO ( Sábado)

AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL

9:00 – 10:00 – A poesia de Carlos Moliterno – (100 anos)– Carlos Alberto Leão de Moliterno  – Luiz Gutemberg. Mediadora: Edilma Bomfim
10:00 – 11:15 – História da Participação do Exército Brasileiro na vida nacional– Editora Biblioteca do Exército- Cássio Cunha-  Uchoa de Moura – Mediador: Carlito Lima
11:15 – 12:30  – A obra de Manoel Diégues Júnior (100 anos) -Madalena Diégues – Sávio Almeida –Lêdo Ivo – Mediador: Douglas Apratto
14:00  – 14:45 – A Reinvenção do Livro –  Antônio Campos – Mediador: Maurício Melo Júnior
14:45 – 16:00  - Jorge Amado.( 100 anos) – Paloma Amado – Luiz Gutemberg. Mediadora:  Janaína Amado
16:00  – 17:00  – “Quando o verde de teus olhos se espalhar na plantação” – A poesia de Luiz Gonzaga ( 100 anos) – Ricardo Cravo Albin – Mediadora: Vera Romariz
17:00 – 18 :00 – A Nuvem - Sebastião Nery – Mediador: Maurício Moreira
18:00 – 19:00 – Grande Mesa Final– Com curtos depoimentos dos escritores convidados
20:00 – ENTREGA DO PRÊMIO BRASKEM-FLIMAR
20:00 h – ENCERRAMENTO DA 3ª FLIMAR


                                                           SERESTEIROS DA PITANGUINHA

PELAS RUAS DA CIDADE
20:00 h – Seresteiros da Pitanguinha
TABLADO - PALCO DA ORLA

21:30 – Seresteiros da Pitanguinha
22:00 – SHOW DE ENCERRAMENTO –
23:00 – Encontro de Sanfoneiros – Forró ( dançar até o sol raiar)




QUARTA a SÁBADO – APRESENTAÇÕES DE GRUPOS FOLCLÓRICOS NA ORLA LAGUNAR
                                                      VAI PERDER?